domingo, 20 de setembro de 2009

Autores do Clube da Cena

ABAIXO OS AUTORES QUE ESCREVEM ATUALMENTE PARA O CLUBE DA CENA



Cristina Fagundes

É atriz e autora. Formada em Comunicação Social pela PUC-RJ e em Interpretação Teatral na UNI-RIO(incompleto).  Estudou nas principais escolas de teatro do Rio de Janeiro e trabalhou em mais de 20 peças de teatro e em 2 novelas. Trabalhou também com produção cultural na Funarte durante 2 anos, implantando o Estação Teatral Funarte que levou 15 oficinas teatrais para 3 regiões diferentes do Brasil. Foi Diretora Artística do Teatro Gláucio Gill em 2008 e do Teatro Maria Clara Machado, de 2010 a março de 2012, sendo responsável pelo projeto com maior média de público, o Clube da Cena, no qual é atriz e autora. O Clube da Cena é um coletivo de autores, atores e diretores Clube da Cena, que se reúne uma vez por ano para encenar uma nova peça por semana durante 8 semanas consecutivas. As peças são formadas por 6 esquetes dentre os quais 2 são eleitos a cada noite por voto do público como melhores e são postados no youtube e os textos armazenados no banco de textos do projeto no
Link de uma das cenas da autora: https://www.youtube.com/watch?v=uzivEI8EaBs

Cristina já escreveu cerca de 30 esquetes para o projeto, ao lado de nomes da nova dramaturgia como Jo Bilac, Renata Mizrahi e Diego Molina, sendo a autora com maior número de textos eleitos pelo público até hoje.

Foi autora na peça Igual a Você, com direção de Ernesto Piccolo que fez pelo Brasil em 2011/2012 com atuação de Camila Morgado, para a qual escreveu especialmente o solo Cookie Show. Link: http://www.teatros.art.br/teatro-do-leblon-rj/peca/igual-a-voce/
Em 2014 ministrou oficina de dramaturgia no Ateliê Artístico do Rio, instituição voltada para o ensino nas artes cênicas.  Foi selecionada para o projeto DNA novos autores no Teatro Dulcina (agosto a novembro de 2014) e no Palavra Lab, (agosto a dezembro de 2014) projeto voltado para o estudo de teatro épico dialético.
Em 2013 escreveu e dirigiu o espetáculo No Táxi, que se passava num táxi real em movimento pelas ruas do Rio e cumpriu temporada em novembro e dezembro na zona sul, link: http://teatrorj.blogspot.com.br/search/label/No%20t%C3%A1xi%20%28RJ%29

Em 2012 escreveu e dirigiu o espetáculo Felicidade que cumpriu temporada SESC Casa da Gávea e nos teatros Maria Clara Machado e SESC Tijuca, em horário nobre.  (2012 e 2013) Segue link de entrevista no Sem Censura sobre a peça: https://www.youtube.com/watch?v=ALNTxlsyXnM


Em 2012 foi Jurada do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia, do Ministério da Cultura e Menção Honrosa pelo conjunto da obra dramatúrgica concedido pelo Prêmio de Dramaturgia do Festival de Niteroi. Foi assistente de direção de Domingos Oliveira em 2011 na trilogia Sentimento do Mundo, que ficou em cartaz no Oi Futuro. Foi indicada no Festival Internacional de Humor de 2008 como melhor diretora, autora e esquete. Foi co-autora, ao lado de Nuno Leal Maia da peça Carlota Joaquina que recebeu patrocínio da Tele-Centro Norte e fez turnê pela região Centro norte do pais em 2002. Foi autora da Peça Anos 80 que ficou em cartaz no Norte Shopping e no Shopping da Gávea em 2008.

Foi co-autora e atriz de um mini-programa de pílulas de humor para a internet, realizado em parceria com a produtora Cavídeo chamado Comédia Minuto em 2012 – link: https://www.youtube.com/watch?v=CFvK5RASUQU

Foi autora do solo Barbie Trash, que ficou em cartaz por 2 anos nos principais teatros do Rio, dentro do espetáculo Pout-Pourrir - link:https://www.youtube.com/watch?v=_uG4TMHFgWg

Ao se formar na PUC, trabalhou durante 1 ano e meio como redatora publicitária nas agências Casa da Criação, Giovanni FCB e G-Staff, como estagiária de redação, ganhando os prêmios: Grand Prix do Colunistas Brasil e Primeiro lugar no CCRJ- Folha Dirigida.



***


César Amorim

Nasceu em Natal/RN, em 1968. Formado em Engenharia Civil pela UFRN, pós-graduado em Arteterapia, pela Universidade Cândido Mendes/RJ e graduado em Autor e Roteirista para TV pela Universidade Estácio de Sá/RJ. Dramaturgo, ator e diretor de espetáculos teatrais desde 1990, quando cursou a Escola de Teatro Martins Pena/RJ. Lecionou teatro durante oito anos no Colégio Marista de Natal. Criou e lecionou no curso de teatro Cenação, em Natal. Escreveu e dirigiu para o projeto “Sesc Saúde Prevenção”, do Sesc/RJ, as peças No Olimpo (comédia juvenil, sobre DST), Em Plutão (drama juvenil, sobre Drogas) e Sujou, Lavou (comédia, sobre boas práticas na cozinha). Como Autor, possui várias peças teatrais encenadas: As Fúrias (tragicomédia); Debacoabete (comédia) ; Teseu e o Minotauro (comédia juvenil) ; Que Diabo Deu Em Barbie Jane? (comédia); Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Olimpo (comédia juvenil) ; Não Matei, Mas Sei Quem Fui (monólogo); Imprevisível, Eu? (esquete); Pequenas Histórias do Mundo (comédia infantil em parceria); Dois Pra Lá, Dois Pra Cá (comédia romântica). Com o esquete Imprevisível, Eu? ganhou os prêmios de melhor texto, no Circuito Carioca de Esquetes de 2003, e o de melhor esquete, no I Festival de Esquetes de Niteroi, em 2008. Com o monólogo Não Matei, Mas Sei Quem Fui ganhou o prêmio de melhor ator no Concurso Nacional de Monólogos em 2009. Escreveu, juntamente com outros nove autores, o livro Cena Impressa, em 2010. Participou, recentemente, da Oficina de Teledramaturgia da Rede Globo de Televisão, 2010.
Como Ator, fez parte, dentre outros, dos seguintes espetáculos: As Fúrias; Debacoabete; Não Matei, Mas Sei Quem Fui; Pela Cia. De Teatro Artesnal fez: Couro de Piolho; Don Giovanni; Cyrano de Berinjela; Pequenas Histórias do Mundo. Na TV, integrou o elenco das novelas Duas Caras, da Rede Globo, e Poder Paralelo, da Rede Record.
Como Diretor, dirigiu os seguintes espetáculos: As Fúrias; Debacoabete; Teseu e o Minotauro; Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Olimpo; Que Diabo Deu Em Barbie Jane?; Imprevisíve, Eu?; No Olimpo; Em Plutão; Sujou, Lavou; Dois Pra Lá, Dois Pra Cá.
cesaramorimrj@hotmail.com


***


Diego Molina

Dramaturgo, roteirista, ator, diretor, professor e cenógrafo. Formado em Direção Teatral e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Principais trabalhos como autor: Os trabalhadores do mar (adaptação da obra de Victor Hugo), O espião que nós amamos (com Bosco Brasil); Woody Allen não se encontra; Ninguém mais vai ser bonzinho; Fabulamente; além de diversos esquetes, escritos também para o coletivo Clube da Cena e para o site Drama Diário. É o criador do livro Cena Impressa. Ganhou o Prêmio Shell 2012 na categoria especial, com a cia. Alfândega 88. Foi indicado ao Prêmio Faz Diferença 2010 pelo trabalho em prol da inclusão, com o grupo Os inclusos e os sisos.
Dirigiu e/ou assinou a cenografia de espetáculos como Bette Davis e a máquina de Coca-Cola (direção e cenário), Joaquim e as estrelas (direção), Os trabalhadores do mar (direção e cenário indicado ao Prêmio Questão de Crítica 2013) e Sarau das putas (cenário). Deu aulas de dramaturgia na SBAT, na PUC-RIO e em diversas unidades do SESC pelo Brasil.
Na tevê, escreveu para os programas Comédia MTV, Sem análise (Multishow) e Noite de arrepiar (Record). É ainda colaborador do longa-metragem Deep Forest, de Bosco Brasil.
CÉSAR AMORIM – CURRÍCULO

Nascido em Natal/RN. Formado em Engenharia Civil pela UFRN, pós-graduado em Arteterapia, pela Universidade Cândido Mendes/RJ e graduado em Autor e Roteirista para TV pela Universidade Estácio de Sá/RJ. Dramaturgo, ator e diretor de espetáculos teatrais desde 1990, quando cursou a Escola de Teatro Martins Pena/RJ. Lecionou teatro durante oito anos no Colégio Marista de Natal.
Como Autor: As Fúrias; Não Matei, Mas Sei Quem Fui; Debacoabete; Imprevisível, Eu?(esquete); Pequenas Histórias do Mundo; Teseu e o Minotauro; Dois Pra Lá, Dois Pra Cá; No Olimpo; Em Plutão; Sujou, Lavou; Esquetes das duas últimas edições do Clube da Cena.
Como Ator: À Sombra das Chuteiras Imortais (de Nelson Rodrigues / direção de Henrique Tavares - 2014); Histórias de Alexandre (do original de Graciliano Ramos / direção Antônio Karnewale - 2012); Bette Davis e a Máquina de Coca-cola (de Renta Mizrahi e Jô Bilac / direção Diego Molina – 2012/2013); Não sobre Rouxinóis (de Tennessee Williams / direção João Fonseca e Vinícius Arneiro - 2012); Édipo Unplugged (de Sófocles / dir. João Fonseca e Paula Sandroni - 2012); Epheitos Kolaterais – novas metamorfoses (de Henrique Tavares, 2011); Comédia Russa (de Pedro Brício / dir. João Fonseca, 2011); Não Matei, Mas Sei Quem Fui (monólogo – dir. Diego Molina, 2009/2010). Na TV, integrou o elenco das novelas Duas Caras, da Rede Globo, e Poder Paralelo, da Rede Record.
Como Diretor: Dois pra Lá, Dois pra Cá; Imprevisível, Eu? (esquete); Sujou, Lavou; No Olimpo; Em Plutão; As Fúrias; Debacoabete; Teseu e o Minotauro; Que Diabo deu em Barbie Jane?;
Com o esquete Imprevisível, Eu?  ganhou os prêmios de melhor texto, no Circuito Carioca de Esquetes de 2003, e o de melhor esquete, no I Festival de Esquetes de Niteroi, em 2008. Co-autor do livro Cena Impressa, em 2010. Participou da Oficina de Teledramaturgia da Rede Globo de Televisão, 2010, e do Laboratório de Humor da Rede Globo de Televisão, 2011. É um dos autores do projeto Clube da Cena.
Ivan Fernandes estreou como autor em 2003, com o espetáculo “Manual de Sobrevivência Para as Grandes Cidades” encenado na Casa da Matriz.  Fez parte do movimento Nova Dramaturgia Carioca, época em que foram escritos “Trem Fantasma”, que ganhou nova montagem em 2010, e “Jumping Jack Flash”, traduzida e montada na Alemanha. Completa este ciclo “Alma S.A.”, inspirada no universo das graphic novels e demais quadrinhos para adultos.
Seu texto “Leonardo – o Pequeno Gênio da Vinci”, que se inspira nos anos da infância de Leonardo, ganhou 4 prêmios Zilka Salaberry: Melhor espetáculo, melhor diretor, melhor autor e melhor ator, e está em cartaz há 4 anos, tendo sido apresentado em todas as regiões do Brasil.
Ganhou a Bolsa de Criação Literária Funarte 2011 com o romance “Martins e Caetano: Quando o Teatro Começou a Ser Brasileiro”, editado em 2012.

Seus textos “Uma Família Bem Assombrada” e “A Última Conquista de Casanova” encontram-se em pré-produção para estréia em 2015.

diegomolinamendes@yahoo.com.br




PAULA ROCHA
ROTEIRISTA

Experiência Profissional

No Teatro, escreveu os espetáculos “Tubo de Ensaio”, Os Capangas”, “Talk Pobre Show, “Noite Adentro”, “Será que ele vem?”  “Choque de Humor”, “Lavanderia Bagdá” , “Dois nas 11” e “Pé na Porta comedy show”. Autora Convidada da 1ª edição do Espetáculo de “Pout pour rir”
Supervisora de Dramaturgia do Grupo de Teatro “Clã de Nós”.
Roteirista do canal de humor da internet “Taca Pera”

Em Festivais de Teatro ganhou prêmios com os esquetes
“Marília Tagarela entrevista" em 2006 e 2007 (Mercadão Cultural do Rio de Janeiro e 18º Salão Carioca de Humor do Rio de Janeiro).
“Barata Cascuda" em 2008. (Festival de Esquetes de Niterói ).
“Um leão por dia” em 2013.  (Festival de Breves Cenas de Manaus). 
“As aventuras do Velho Joe” em 2013 (6º Niterói em cena)

Formação Acadêmica

Direito/UNESA – 2003
Cursos

Cursos e workshops de Dramaturgia no SESC Casa da Gávea. 
Oficina de cenas curtas com Renata Mizhari.
Curso de Roteiro para TV com Maurício Rizzo.


Contato: paularochaml1@gmail.com 

***



Ivan Fernandes

É formado pela UNI-RIO com habilitação em Interpretação Teatral e Educação Artística é também professor de dramaturgia do curso profissionalizante da Cia de Teatro Contemporâneo.
Entre seus textos encenados estão Alma S.A., Jumpíng Jack Flash (encenado na Alemanha), Trem-fantasma e Manual de Sobrevivência para as Grandes Cidades.



BRUNO BACELAR 

DRT: 21142 lv.096fl.41v/RJ 
Rua do Matoso, 206 – sobrado – Tijuca/RJ 
Tel.: 2122858036/994108922 
Bruno.bacelardiretor@gmail.com 
Ator, diretor, dramaturgo e arte-educador com mais de vinte e cinco anos de carreira. 
Graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) 
Professor pesquisador de Dramaturgia e Dramaturgia Cênica. 
Na sua formação de dramaturgo tem cursos com especialistas da área como Ingrid Koudela 
(USP), Carlos augusto Nazareth, Maria Lúcia Pupo (USP), e Karen Acioly. 
Dramaturgo da CIA. MUITO FRANCA! Companhia com mais de uma década de espetáculos 
com dramaturgias premiadas voltadas para o público infantil e jovem. 
Professor de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 
Professor do Projeto SESC Dramaturgia. 
Professor de Artes do CAP/UERJ. 
Membro do Conselho do Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude – CBTIJ. 

*.*


AUTORES QUE PASSARAM PELO CLUBE DA CENA



Carla Faour

É autora de duas adaptações literárias para o Teatro: A Força do Destino (2006) – baseada no romance homônimo de Nélida Piñon e Nenê Bonet (2008) – adaptação do único romance de Janete Clair. A Arte de Escutar, seu primeiro texto original, estreou em 2008 e alcançou sucesso de público e crítica. Com A Arte de Escutar, Carla foi indicada aos principais Prêmios do Teatro Carioca: Shell, APTR e Contigo de Teatro. O texto foi traduzido para o inglês com o título The Art of Listening e montado em Toronto, Canadá. Em 2009, a convite da Editora Agir, do grupo Ediouro, escreveu a partir do texto teatral, seu primeiro romance: A Arte de Escutar. Em 2010 estreou Açaí e Dedos, sendo indicada ao Prêmio Contigo de Teatro 2010 – Categoria melhor autor. Carla também foi selecionada para participar da Oficina de Dramaturgia da Rede Globo, em 2010. Atualmente é colaboradora do site www.dramadiario.com , junto com outros seis dramaturgos. Como atriz, atuou em mais de trinta espetáculos teatrais, novelas, seriados e filmes.


***
Leandro Muniz

Dramaturgo, roteirista, ator e diretor teatral.
Começou sua carreira na cia Os Fodidos Privilegiados de Antonio Abujamra e João Fonseca.
Como dramaturgo, teve um de seus textos, "Peça por peça", selecionado no Concurso Nacional de Dramaturgia do CCBB, em 2007. Foi vencedor, por dois anos seguidos, do Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro, com os textos "Musical Disney" e "Texto é que nem filho, primeiro a gente faz, depois dá o nome".
Autor e diretor de "Relações – peça quase romântica", (4 prêmios no XVI Festival de Teatro do Rio 2009, incluindo melhor texto), atualmente em cartaz no Teatro Café Pequeno no Leblon, e em Circuito Sesc Rio.
Contato com o autor: leandro_muniz@hotmail.com / Na internet: www.leandromunizsite.blogspot.com

***

Larissa Câmara


É dramaturga, diretora graduada em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atriz graduada em Interpretação pela UNI-RIO. Dentre seus trabalhos como autora estão: A Dama do Fashion Week (RIOCENACONTEMPORÂNEA), Nevroses, Ela, 7-8!, Em Busca das Estrelas (indicado ao prêmio Zilka Salaberry), Fúria Ariana (lido no evento 2008 conta 68, na Caixa Cultural – Teatro de Arena).
Seus trabalhos mais recentes como diretora e autora foram: Quixotesca e Pançuda! O roubo dos anéis de Saturno (indicado ao prêmio Zilka Salaberry) e Serpente Verde, Sabor Maçã (parceria com Jô Bilac). Dirigiu o espetáculo Encruzilhada – O Último Cabaré com o grupo Circo do Mato e patrocínio do FIC MS. Seu curta-metragem A Acossada recebeu Prêmio de Melhor Roteiro Original no I FCCAT. Participa há 3 anos consecutivos do Projecto Salvé a Língua de Camões, em Portugal, com seus textos. Dente eles se destacam: A Dama do Fashion Week e Selvagerias Urbanas. Foi colaboradora da Editora Globo, onde escreveu roteiros para a revista em quadrinhos Menino Maluquinho. Roteirista cômica da empresa Genexies, sediada em Madri. Dramaturga foi integrante do site Drama Diário até o ano de 2009, o único site com conteúdo inédito voltado para a dramaturgia na internet, www.dramadiario.com. Com o espetáculo Quixotesca e Pançuda! O roubo dos anéis de Saturno, onde participa como autora, diretora e além de atriz, foi convidada para participar do 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO TARRAFAL 2010, em Cabo-Verde e para o II Festival Lusófono de Teatro Intimista em Matosinhos 2011, Portugal.

larissacamara@gmail.com

***


Jô Bilac
É dramaturgo. Capacitou-se na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna em 2006, cursou Artes Plásticas na Escola de Belas Artes em 2001 onde iniciou sua pesquisa à respeito da subjetividade de uma obra de arte integrada a filosofia e teatro. Colaborador no site dramadiario.com (primeiro coletivo de dramaturgos on line no país) nos anos de 2008 e 2009. .Colaborador no gibi "Sítio do pica pau amarelo" no ano de 2007. Escreveu e encenou os textos: "Savana Glacial" março 2010, SESC de Copacabana, direção Renato Carrera; "Rebu" outubro 2009, sede da Cia dos atores, com a Cia Teatro Independente; "Limpe todo sangue antes que manche o carpete" , 2008 Solar de Botafogo, com Bruno Ferrari, Pablo Falcão, Graziella Smitch e Tatiane Amaral; "2 p/ viagem ", 2007 Casa da Gávea, com Mateus Solano e Miguel Thiré; "Cachorro!", 2007 SESC de Copacabana, com a Cia Teatro Independente. (indicação ao Prêmio Shell de Teatro por direção); "Desesperadas", 2007 Teatro Vanucci Gávea, com Cristina Pereira, Lidiane Ribeiro, Renata Tobelém e Tatynne Lauria; "Bruxarias urbanas", 2006 Teatro Sérgio Porto, com a Cia de teatro Corpo estranho. Ainda em 2010: "Matador de Santas", com Angela Vieira, direção Guilherme Leme.


***



Regiana Antonini

Autora, atriz e diretora teatral. Sucessos como: "Aonde está você agora?", Banheiro Feminino, Futuro do Pretérito, O Filho da Mãe, Claríssima. Atualmente com 2 espetáculos em cartaz: "DOIDAS E SANTAS" (com Cissa Guimarães, em cartza no Teatro Vannucci) e "Igual a você" (escreveu uma das cenas). Em tltvisão, escreveu Você Decide, Sai de Baixo, Divã e ainda escreve o humorístico Zorra Total. Como atriz participou das séries: Os Normais, A diarista, Minha Nada Mole Vida, Divã, e ainda no seriado "Adorável Psicose". É professora de interpretação do curso profissionalizante da Cia de Teatro contemporâneo.

***

Renata Mizrahi

É dramaturga, diretora e professora de teatro, formada em Artes Cênicas, habilitação em Interpretação e Reingresso em Teatro do Teatro pela UNIRIO. Integrante da Cia. Teatro de Nós. Escreve para o site Drama Diário www.dramadiario.com e para o Clube da Cena.

Foi finalista do concurso nacional de dramaturgia infantil Ana Maria machado 2009 com a peça: Joaquim e as Estrelas, contemplado recentemente com o Patrocínio da Oi Futuro 2010.
Prêmios: Esquete Joaquim e as Estrelas, que ganhou melhor texto no festival Tápias 2009. Esquete: Remendar o café para ver se o eclipse mofou por dentro, que ganhou prêmio de melhor ator para Charles Fricks no festival Tápias 2009. Esquete A Presença de Santiago, que ganhou prêmio de melhor atriz para Talita Werneck no festival Internacional de Humor 2008. Esquete O encontro que ganhou prêmio de melhor direção para Diego Molina e melhor esquete no Festival Tápias 2006.
Escreveu as peças: Cuide bem das Orquídeas, que estreou no teatro Villa-Lobos dentro do projeto Pontapé Teatral em 2007, Rua dos Sonhadores, que estreou em abril de 2007 no Teatro Ziembinski e em agosto na Casa da Gávea, Nada que eu disser será suficiente até que o sol se ponha, que estreou no Espaço SESC em 2006, com temporada nos teatros Sérgio Porto, Planetário, Natal (RN) e convidado para a Mostra Oficial do Festival de Curitiba 2008, 5 Atos que entrou em cartaz no Teatro Miguel Falabella e na Sala Paraíso através do projeto da Nova Dramaturgia Carioca, promovido pelo autor e diretor Roberto Alvim. Em parceria com autora Julia Spadaccini a peça Um dia Anita, que estreou em Agosto de 2007 no Projeto Ocupação na Casa da Gávea e no Repertório do 21.
Teatro Planetário em 2008. Lar... Junto com os autores Fernando Caruso e Cesar Amorim, que estreou em agosto de 2007 no Projeto Ocupação na Casa da Gávea e voltou em cartaz em maio de 2008 na casa de Cultura Laura Alvim. Fez a adaptação do livro Memórias de um rato de hotel, supostamente de João do Rio, com direção de Cesar Augusto, que ficou em cartaz na casa da glória e na Ocupação Clube de Teatro do teatro Gláucio Gil e Uma Janela em Copacabana, direção de José Jofilly que ficou em cartaz no Teatro Nelson Rodrigues. Seu novo texto, Comédia ensaiada estreou em setembro de 2009 no café do Teatro Gláucio Gil, com direção de Maíra Graber e reestreou no Teatro Planetário em Fevereiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário